Treinar, malhar, secar, rasgar… termos cada vez mais comuns no vocabulário do brasileiro. Estamos nos exercitando cada vez mais, a procura por academias e artigos relacionados ao esporte, nutrição, estética e qualidade de vida é maior a cada ano.
Cuidar-se passou a fazer parte do dia a dia de cada vez mais pessoas em busca de bem-estar, melhora da autoestima, saúde e qualidade de vida. Os praticantes de atividade física na atualidade não são mais somente atletas e sim, jovens, adultos e idosos que, com regularidade, frequentam academias, clubes, parques, procuram informações sobre alimentação saudável, leem rótulos de produtos, procuram suplementos alimentares, visitam médicos, nutricionistas e outros profissionais de saúde de forma eletiva.
Como em todas as áreas, na prática esportiva, informar-se adequadamente e seguir as orientações de especialistas é a base segura para que se possa alcançar os resultados esperados garantindo a saúde e o bem estar.
Baseando-se nisso, o papel do profissional da área é colocar a ciência a serviço da saúde e performance com o apoio de uma equipe multidisciplinar.
A ciência na área do esporte e da nutrição evoluiu muito nos últimos anos, pesquisas recentes nos fizeram. entender melhor o funcionamento do nosso organismo e com isso, muitos conceitos e técnicas foram modernizados e muitos outros, deixados para trás. É mais do que comprovada a interação entre o esporte e a nutrição.
Todo e qualquer objetivo almejado no esporte só será alcançado em paralelo à estratégias nutricionais adequadas, este é o papel da NUTRIÇÃO ESPORTIVA, adequar a dieta do paciente à sua prática esportiva e aos seus objetivos de saúde, estética e performance.
A NUTRIÇÃO ESPORTIVA moderna conta com o apoio essencial dos SUPLEMENTOS ALIMENTARES, cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas ativas. Os suplementos alimentares evoluíram, estão mais modernos e específicos, são a ferramenta do nutricionista para complementar de forma prática e eficiente a dieta do desportista.
Uma alimentação balanceada é de fundamental importância para permitir que os esportistas atinjam seus objetivos, sejam eles em performance, estéticos ou de qualidade de vida. Os suplementos, por sua vez, garantem o aporte extra de nutrientes específicos complementando a dieta.
Infelizmente, toda esta sinergia multidisciplinar em busca da saúde e performance parece ser simples, até obvia, porém, na prática, muitas vezes acaba por não acontecer e os benefícios do esporte acabam por não aparecer, e o pior: esporte, alimentação e suplementação mal orientados levam à frustração dos objetivos e a riscos reais à saúde.
É muito comum nos depararmos com pessoas bem intencionadas e dedicadas, seguidoras de um plano de atividade física, fazendo dieta, usando suplementos sem que haja uma orientação específica, claramente suscetíveis aos modismos alimentares, treinadores, opiniões de amigos e da mídia, com o grande apelo do marketing, oferecendo resultados rápidos e fáceis.
Aí está o grande equívoco. A ciência, os profissionais e a indústria podem nos oferecer o que há de melhor e de mais seguro, precisa-se saber usar e entrelaçar tantas informações!
Pessoas bem orientadas e dedicadas atingirão seus objetivos de forma segura e no tempo certo.
Os profissionais devem trabalhar de forma ética e comprometida, cabe ao orientador físico orientar o treinamento, à nutricionista prescrever a dieta e a suplementação adequada e enfim, ao médico e outros profissionais correlacionados dar o suporte necessário.
A indicação e o uso de suplementos alimentares é um assunto sempre muito polêmico. Infelizmente, vê-se o uso indiscriminado e mal orientado de suplementos, vê-se deliberadamente a indicação de uso dos mesmos por educadores físicos e outros profissionais não especialistas.
Hoje, os suplementos nutricionais transmitem cada vez mais credibilidade e possuem um vasto leque de utilização, tanto no esporte quanto na área de saúde, são comprovadamente eficazes em otimizar os resultados e benéficos à saúde, graças aos grandes investimentos na área de pesquisa de novos ingredientes e a descoberta dos alimentos com propriedades funcionais. Hoje, os suplementos já são indicados como auxiliares em diversas terapias, sendo utilizados em paralelo aos medicamentos alopáticos tradicionais.
Na prática esportiva, o uso bem orientado de suplementos garante eficiência e agilidade em busca de resultados.
O suplemento alimentar mais “famoso” utilizado no esporte é o WHEY PROTEIN, suplemento proteico a base de soro de leite. Hoje o uso de Whey Protein é difundido entre os praticantes de atividade física, principalmente, entre os praticantes de musculação, porém seu uso e suas indicações, segundo pesquisas recentes, é muito mais amplo, trazendo benefícios tanto para atletas, como pessoas ativas ou não, das mais diversas idades. Garantir o aporte ideal de proteínas na dieta sempre foi um desafio, o suplemento proteico, de forma muito prática e segura, cumpre este papel. Os benefícios de uma dieta rica em proteínas de alto valor biológico, livre de gorduras, são amplos começando pelo ganho de massa muscular, resultando em um corpo mais definido e mais forte (atendendo aos objetivos estéticos e de performance da maioria das pessoas), passando pela garantia de um sistema imunológico mais saudável chegando ao objetivo de grande parte das pessoas: um corpo mais magro. Uma dieta equilibrada, adequada no seu aporte proteico, garantirá um controle mais efetivo do apetite, diminuindo naturalmente o consumo de alimentos mais energéticos, contribuindo para o emagrecimento.
Enfim, pelo que se pode ver, o tema está em alta: falar, procurar saber e discutir-se sobre saúde, nutrição e esporte faz parte da vida cotidiana das pessoas modernas. O número de praticantes de atividades física e consumidores ávidos por tudo relacionado à qualidade de vida e estética vem aumentando sinergicamente e claramente, deverá ser acompanhado pelo crescente número de profissionais, prestadores de serviços e produtos lançados pela indústria:
O Brasil está com “fome” por novidades!
Alessandra Luglio
CRN-3 6893
Alessandra Luglio é nutricionista, atua na área clínica na cidade de São Paulo, é especialista em emagrecimento, esporte e qualidade de vida.
0 comentários:
Postar um comentário